segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Reconhecimento da minha Cidadania Italiana na Itália.

Hoje, como prometido no post anterior "Cidadania Italiana, esclarecimentos gerais", vou relatar minha experiência de reconhecimento da Cidadania Italiana em Julho de 2011 na Itália.


Bom, sou filho de italiano nato, porém, meu pai não me inscreveu perante o Consulado Italiano e faleceu em 2004, quando eu tinha 14 anos. Sendo assim, fiquei apenas com a cidadania brasileira e para reconhecer a italiana teria o mesmo trabalho que tem um neto ou bisneto de italianos. Até meus 18 anos, não tinha intenção em curto prazo de reconhecer a Cidadania Italiana, até que um acontecimento me fez mudar de ideia, uma ex-vizinha que estava ilegal na Inglaterra me ofereceu 5 mil libras esterlinas e a estadia em Londres por conta dela em troca de um casamento de "fachada" para que ela se naturalizasse italiana e ficasse legal em U.K, porém, ao aceitar eu precisava, obviamente, reconhecer minha cidadania, a ideia me interessou e foi ai que comecei a juntar os documentos necessários, fiz as devidas legalizações, traduções juramentadas, enfim, trâmites burocráticos. Em Março de 2009, lá estava eu com todos os documentos prontos para ir para Itália fazer o reconhecimento, havia pego um dinheiro emprestado para fazer esses trâmites pois estava completamente duro, não atoa que 5 mil libras esterlinas (mesmo que pouco) e uma oportunidade de trabalhar em Londres haviam me interessado muito, porém, alguns dias depois veio a surpresa, a moça, depois de conversar com um advogado, desistiu da empreitada, segundo ela porque teria que vir ao Brasil para se casar comigo e como a naturalização italiana por casamento se dá somente após 2 anos de união ela não conseguiria reentrar na Inglaterra antes desse período, e por já ter compromissos profissionais não era possível esperar tanto.

Depois disso fiquei com todos os documentos prontos em uma gaveta e devendo um dinheiro ao banco (legal einh!). Sabia lá eu quando eles me serviriam, até que em 2011 um tio italiano me convidou para ir à Itália, ficaria apenas um mês, prazo relativamente insuficiente para o reconhecimento da cidadania italiana, de qualquer modo, abri a gaveta e peguei confiante a pasta com os documentos e fui para "il bel paese", mais precisamente no pequeno Comune di Mede-Pavia, ao Norte do país. Lá chegando, já no segundo dia fui ao comune (prefeitura) para iniciar o processo, porém, para meu azar, minha cidadania era a primeira que o comune estava realizando, estavam totalmente desorientados, sorte minha ter estudado bastante sobre o assunto nesse meio tempo em que os documentos ficaram na gaveta, então, consegui orientar boa parte do processo, fiz o codice fiscale que é uma espécie de CPF italiano e em seguida dei entrada com o pedido de residência no comune, afinal, tempo era o que eu menos tinha. Quando você entra com pedido de residência, você deve aguardar que um vigia municipal (vigile urbano) vá até o endereço que você forneceu para comprovar que você mora lá e que a residência possui de fato condições para abrigá-lo, em média, o vigia passa em 2 semanas (o que era MUITO tempo para mim), sem a residência seria impossível começar o processo, eu já estava certo de que não conseguiria voltar da Itália como cidadão ítalo-brasileiro, até que no mesmo dia, em um jantar na casa de uma outra tia de Vigevano-PV, comentamos sobre o assunto e meu primo que estava à mesa soltou a frase mágica: _O VIGIA MUNICIPAL DO COMUNE DI MEDE É MEU VIZINHO! (isso mesmo galera, o vigia municipal era vizinho de apartamento do meu primo em Vigevano, que fica a 40 km de Mede), imediatamente meu primo ligou para ele e explicou a situação e no dia seguinte o vigia foi lá em casa e fez o atestado de residência (incrível, tive a residência em 2 dias!!!).

Ai sim, voltei ao comune e deram inicio à prática de Cidadania Italiana, mas como nem tudo são flores, no dia seguinte me ligam e me chamam ao comune falando que havia um "problema" com os docs e lá veio uma  bomba da funcionária do comune: "Seus documentos me parecem falsos!"
Eu: "WTF!!!????" (ou em bom português: Que porra é essa!!!??)
(Ela pensou isso porque no consulado italiano de BH, onde legalizei meus documentos, eles não usam adesivo e sim carimbos no verso dos documentos. A funcionária, porém, insistia que deveria ser adesivo e não carimbo, ai pronto! A bagunça estava feita.)
Corri para casa e abri o Skype, liguei para o Giorgio Crosetti, tradutor que havia feito os procedimentos para mim, pois além de traduzir, como ele é de BH e eu sou de Goiânia, o paguei para que fizesse os trâmites no Consulado de BH. Então o contestei sobre os documentos e ele disse: "_Em 10 anos que trabalho com o Consulado de BH essa é a primeira vez que inventam esse problema, o consulado de BH sempre usou carimbo e ninguém nunca contestou! Se quiser eu lhe passo o telefone da Lídia Milani (uma das chefonas do Consulado de BH) para que você possa confirmar com ela."
Ok. Ele me passou o telefone celular dela, o que não me foi útil nessa situação, mas viria a ser MUITO útil depois e também renderia uma bronca à mim e ao tradutor, mais adiante eu explico o porquê.

Foi nesse momento que pensei em pedir ajuda à uma pessoa que viria a ser meu maior reforço enquanto estive realizando meu processo, uma assessora com longa experiência que se chama Ivete Alcântara, eu nunca a conheci pessoalmente, mas a tinha no falecido MSN, então resolvi pedir ajuda à ela para esclarecer ao comune essa confusão, ela, sem me cobrar um centavo sequer, ligou imediatamente no comune e conversou com as funcionárias, bastou isso para que o comune me ligasse e falasse que o problema estava solucionado, daí em diante, em tudo que o comune tinha dúvidas, eles ligavam para a Ivete, tenho muito a agradecer à ela pois essa atitude dela acelerou muito mesmo o meu processo. Depois disso, ainda tive outros altos e baixos, parecia uma montanha russa de emoções, quando pensava que estava tudo "ok" o comune ligava falando de algum problema, eu tinha que rir para não chorar, quando parecia que estava resolvendo a situação o comune me ligava colocando outros obstáculos, acho que isso ocorreu pelo menos umas 8, exatamente, umas 8 vezes, mas a Ivete ia me ajudando e íamos quebrando os obstáculos...

Depois de muitos altos e baixos, chega a hora de pedir a Non Rinuncia ao Consulado de BH, documento que comprova que o italiano não renunciou à Cidadania Italiana. O prazo de 1 mês na Itália já estava se esgotando e lá me vem mais uma surpresa, ao fazerem o pedido da Non Rinuncia via e-mail, sempre retornava uma mensagem automática dizendo que o e-mail estava lotado, então por mais que enviassem a solicitação, era inútil, pois o consulado de BH não as receberia. Pronto, meu desespero estava a mil! Não era possível que depois de tanto trabalho voltaria ao Brasil sem a tal cidadania italiana.

Foi ai que me lembrei do tal celular da chefona do consulado (lembram?), não deu outra, abri o Skype e liguei pra ela, vou te contar... tomei uma baita bronca, ela dizia que isso era falta de educação, que não poderia usar o celular pessoal dela para esse tipo de assunto e blá blá blá. "Tranquilamente", respondi:

_"Senhora Lídia, peço perdão por estar te ligando no seu celular pessoal, sei que não é correto, mas por favor, esvazie a caixa de e-mail da Non Rinuncia, estão tentando solicitar e não conseguem, por favor, faça isso. Obrigado e boa noite."

Felizmente no dia seguinte conseguiram enviar o e-mail, e o Consulado respondeu minha Non Rinuncia, com a Non Rinuncia em mãos o comune já pode começar os trâmites para transcrição dos meus documentos para o italiano, à esta altura finalmente havia completado a missão de me tornar um cidadão ítalo-brasileiro! Foi uma sensação de alívio incrível, de trabalho cumprido!!

Consegui reconhecer minha cidadania italiana em 1 mês (incrivelmente rápido), mesmo que com muitos, MUITOS problemas.

A lição que tirei do meu processo de reconhecimento de cidadania foi:

"Nunca espere de braços cruzados, use todas suas armas, corra atrás, não ligue para aqueles que dizem que não vai dar certo, que não vai dar tempo. Precisou de algo e não foi respondido? Mande e-mail, fax, ligue, faça sinal de fumaça, insista, faça-se ouvir, vença pelo cansaço, procure ajuda de quem sabe mais do que você, não seja orgulhoso, você sempre terminará sabendo mais do que quando começou. Aprenda o máximo possível, o máximo que puder, nosso conhecimento é nossa melhor e mais confiável arma."

Para você que é descendente e se interessa em reconhecer sua cidadania italiana, eu deixo aqui algumas dicas de onde buscar informações, que me foram MUITO úteis desde que comecei a cogitar tudo em 2008.

Comunidade no Orkut - Cidadania Italiana. - Comunidade esta que desde minhas primeiras intenções sempre foi uma ótima fonte para sanar minhas dúvidas, foi onde mais aprendi sobre Cidadania Italiana. 

Fiquem à vontade para deixar perguntas nos comentários e um grande abraço à todos.
Ciao a tutti.

13 comentários:

  1. Fiquei na maior adrenalina ao ler esse texto seu! aiuehauheua

    ResponderExcluir
  2. hahah, Imagina eu com todos esses problemas a adrenalina que não estava. :D

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu depoimento, parabéns! É sempre bom ler relatos como o seu para nos reanimar....Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Sua história nos dá um novo ânimo.
    Não devemos ficar no impossível!
    Avante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta ter força de vontade e correr atrás Marisilda, no final tudo dá certo, se não deu é porque ainda não acabou. :)
      Abraços!

      Excluir
  5. É Gianluca estou passando por tudo isso, o comune fez o pedido ao consulado de BH e depois de 3 semanas me responderao falando que o email nao abria, foi reenviado um segundo pedido, e nesse tempo fiquei enviando emails para a Dona Lidia Milani ela me respondeu depois de 64 dias, quinta feira que passou agora, dizendo que todos os pedidos do comune que estou haviao sido respondidos e que nao tinha nada em meu nome la,esta eu e mais um casal aqui todos esperando essa bendita NR, a mais de 3 meses, mas ler seu blog foi bom da forcas para seguir em frente e nao desistir jamais vou insistir ate nao poder mais, talvez assim receba alguma boa noticia de la, no mais um grande abraco e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario Luiz, fico feliz que tenha gostado do blog, obrigado!
      Quanto sua non rinuncia, além de mandar e-mails, ligue no Consulado! Ligue com frequência, eu utilizava o Skype para ligar, porque fica barato, então eu ficava pegando no pé de um monte de gente todo dia. Eu só não te passo o telefone pessoal da Lídia Milani pq eu não o tenho mais. Te desejo muito boa sorte! E não desista!! Depois que a non rinuncia chegar tudo corre muito rápido. Abraços!!

      Excluir
  6. Olá Gianluca,

    Parabéns pelo blog, muito legal sua história.

    Eu estou pronto para ir a Italia, porém ainda procuro um bom comune e residência...você teria algum lugar para me recomendar?
    Qualquer dica é bemvinda.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sconcerti, obrigado!
      Recomendar comune é complicado, não vá pela história de comune grande ou pequeno, opte por ligar nos comunes e perguntar se eles já possuem experiencia com a prática de cidadania italiana. Se já tiverem experiência, tudo bem, pois como voce viu, tive vários problemas já que a minha era a primeira que o comune estava fazendo, mas agora eles estao feras lá. ashahs Abraços e boa sorte!

      Excluir
    2. Puxa, valeu mesmo!

      Acho até que os menores são melhores, se já conhecerem o processo, pois não existe muita demanda dos serviços do Stato Civile.

      Excluir
    3. Desculpe pelo tardar em respondê-lo, somente agora vi sua mensagem.
      Exatamente! A melhor fórmula seria encontrar um comune pequeno, porém, que já tenha experiência com prática de cidadania italiana, pois a demanda é bem menor e se dedicam mais exclusivamente ao seu caso, o que torna as coisas mais rápidas. Nos comunes grandes, apesar da grande experiência que eles possuem, a demanda é bem maior, o que pode empacar um pouco as coisas. Abraços.

      Excluir
  7. Gianluca , também tenho histórias pata contar sobre minha cidadania viu ? Mas depois eu conto è muito longa , eu tinha o e-mail da Senhora Lídia Milani ,( uma das chefonas do consulado BH ) que tbm me ajudou muito na época , mas qdo envio e-mail , eles não vão , você pode por favor me enviar o contato dela , e tbm deste anjo que te ajudou Ivete Alcântara , è pata eu ajudar minha nora com o passaporte Italiano ! Meu número è 44 7730411812. Muito obrigada ! Nilda .

    ResponderExcluir