segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O que é amor verdadeiro e quando ele nasce?

Antes de começar a leitura, convido-lhe a ter como música de fundo a canção "I Will Always Love You" de Whitney Houston em homenagem à esta grande cantora que faleceu este mês. 

Às vezes me pego pensando sobre o que de fato é o amor, mais precisamente à entender em que ponto o gostar ou a paixão deixam de se tornar sentimentos passíveis de simplesmente desaparecem (literalmente) e se tornam o sentimento mais poderoso existente sobre a face da Terra: o amor, afinal, ninguém ama da noite para o dia.

Lembrando que aqui estou excluindo a ideia do amor fraternal, pois quero me ater à ideia tradicional do romance entre um homem e uma mulher ou sendo mais justo, porque não entre um casal homo afetivo? 
Tenho 22 anos e posso dizer convictamente que nunca amei ninguém. Já gostei, já gostei muito, de tal forma que eu definiria como paixão, então,  diria que já me apaixonei algumas poucas vezes, mas sempre procurei ser o mais sincero possível quanto aos meus sentimentos, de tal forma a nunca ter proferido a frase "Te amo" para nenhuma mulher com a qual já estive até hoje, pois estaria enganando duas pessoas ao mesmo tempo, a mim e a ela, então, um "te adoro" sempre se encaixou de forma mais suave e adequada em momentos de trocas de ternuras, porém, "te amo", essa sempre me soou extremamente forte, de enorme peso, passível de uma responsabilidade tremenda que permita proferi-la de forma sincera à alguém, digo de forma sincera, pois essa palavra se banalizou de tal modo nas últimas décadas que as pessoas dizem "te amo" para o ficante que conheceram na semana passada, para uma pessoa que conheceram no dia anterior pela internet, "te amo" anda tão comum quanto um simples "bom dia", esse "te amo" não conta, ele é automático e não lhe traz aquela sensação de acolhimento e conforto como ao dizer te amo à alguém que você realmente ama.

Sempre tive medo de envolvimentos, de machucar, decepcionar, enfim, sempre temi as esperadas consequências da maioria dos relacionamentos, isso me fez sempre levar ao pé da letra uma frase do livro "O pequeno príncipe": 

"Torna-te eternamente responsável por aquilo que cativas."

Essa frase toca em pontos cruciais quanto ao meu conceito sobre o amor: o primeiro é a eternidade e o segundo é a responsabilidade a qual já me referi acima. 
Sendo assim, a primeira conclusão que tenho sobre o amor é de que ele é eterno.  
Logo, qualquer sentimento que acabe a qualquer momento, fugiu do conceito e mesmo que tenha sido a maior paixão do mundo, não foi o tão sonhado amor. Então, definiria o amor como sendo: 

"O amor é um sentimento natural de eterna responsabilidade pelo próximo. É o sentimento mais responsável e corajoso que conheço, ele não pensa, não mede forças, pois sabe que é maior do que qualquer outra. Essa "prepotência e  irracionalidade" do amor é o que o torna tão responsável, ele enfrentaria um exército para que aquele que ama não sofresse um arranhão, mesmo que isso lhe custasse a própria vida, isso é amor".  

Quanto ao ponto de transição entre gostar e amar,  diria que o amor nasce e não morre, nasce discretamente na convivência, escalando os degraus do gostar e ultrapassando os da paixão, se fortalecendo entre os altos e baixos, nas caminhadas de mãos dadas, na confiança e lealdade, na sensação de segurança e conforto que só o verdadeiro amor nos permite. Pode- se amar uma vida inteira, mas só terá a certeza de que vive o verdadeiro amor em uma tarde de outono enquanto caminha pelo parque com uma senhora de cabelos brancos que mesmo após décadas ao seu lado ainda esbanja brilho nos olhos ao cruzar com seu olhar, que ainda fecha os olhos enquanto recebe um beijo no rosto como se aquilo fosse a única coisa que importasse no mundo, é o desinteresse em qualquer aspecto físico ou material, a consciência de que quando estão juntos vocês não precisam de mais nada além de um do outro e de que quando estão sós, tudo que falta é o outro.

Amar é ser capaz de entregar a vida ao outro sem pensar sequer um segundo entre um "sim" ou "não", afinal, qual mãe pensaria sequer um segundo antes de dizer "sim" em se sacrificar pela vida do filho?
Carrego comigo a ideia de uma "prova real" do amor, quer saber se você ama alguém de verdade? 
Pergunte-se:

"Se hoje a pessoa que digo amar necessitasse do meu coração para continuar vivendo, eu seria capaz de sacrificar minha vida para que ela continuasse a viver?" 

....

Se você pensou antes de responder "sim", sinto muito, mas você não ama de verdade, pelo menos não ainda, se algum dia a resposta for "sim", sem pensar em qualquer circunstância, consequência ou medo, parabéns, você conhecerá o amor. No mais, qualquer um que não esteja disposto a se sacrificar por aquilo que diz amar, não merece o amor verdadeiro, não é digno dele. 

Não se apaixone pela beleza, não se apaixone pelo status, não se apaixone pelo físico, apaixone-se pelo caráter, pelo sorriso, pelo olhar carinhoso, pela simplicidade, talvez assim, um dia, quando sua visão já não estiver mais tão aguçada quanto agora enquanto você lê este texto, quando seus reflexos não estiverem mais tão rápidos quanto hoje, você olhará para a senhora escorada em seu ombro e saberá que ela é tudo o que você precisa na vida, que enfrentaria o mundo para protegê-la, que sem ela você estaria incompleto e que mesmo que ela se vá, ela viverá para sempre em seus pensamentos, nesse momento, você entenderá da forma mais clara o sentimento que é desde os tempos mais remotos o principal combustível dos poetas, você conhecerá o verdadeiro amor, entenderá a responsabilidade a qual me refiro, que é natural e sublime e não imposta ou obrigatória. Mas enquanto isso não acontece, não engane duas pessoas ao mesmo tempo, seja digno do amor, não seja apenas mais um vendedor de ilusões de um mundo em que os sentimentos perderam tanto valor. 


"O amor é a poesia dos sentidos. Ou é sublime, ou não existe. Quando existe, existe para sempre e vai crescendo dia a dia".- Honoré de Balzac.


Abraços,
E até a próxima. 

Um comentário:

  1. Olá gostei muito do seu texto, coloquei a música como sugerido antes da leitura.E isso lógico fez mais sentido ao texto e aos sentimentos que cada palavra veio expressar, você escreve muito bem, estava procurando um texto no qual me falasse o que é o amor de verdade. Pude compreender que cada palavra fez muito sentido para mim. Abriu meus olhos para o que realmente é o amor . Espero que você possa ter acesso á esse comentário. Sou Daniela de Sousa de Tocantinópolis-To. espero ler mais textos maravilhosos como esse diariamente, caso queira contato esse é o meu email (dani.sousa08@gmail.com) abraços. Bons ventos!

    ResponderExcluir