sábado, 5 de maio de 2012

Nunca mais esqueça o que é inflação.

Recorda-se que quando criança com 1 real você conseguia comprar 1 litro de leite e alguns pãezinhos? Hoje certamente você não consegue mais tal proeza, sabe porque? Culpa da inflação! A inflação reduz o poder de compra da moeda, de tal forma que precisamos de cada vez mais dinheiro para comprar um mesmo produto. Por isso, hoje você precisa de mais do que 1 real para comprar apenas o referido litro de leite. Mas como e porque ocorre a inflação? Eu explico pra vocês! 
Comecemos com o seguinte exemplo:

"Um litro de água no Brasil custa muito pouco, e há um motivo principal para que esta água custe tão pouco, a sua abundância, ou seja, quanto maior a quantidade de um produto, menos valorizado este se torna. Agora, imagine esse mesmo litro d´água sendo vendido no meio do deserto do Saara, certamente, este seria incrivelmente valioso, pois seria escasso, logo, seguindo as leis de mercado, quanto mais escasso é um produto ou mercadoria, mais valioso este se torna, isso explica por que 1kg de ouro é infinitamente mais valioso que 1litro de água aqui para nós, mas talvez não seria para um viajante que se encontra perdido a beira  da morte por desidratação no referido deserto, afinal, a escassa e valiosa água que poderá salvar sua vida ou o ouro?"

O mesmo exemplo acima se aplica ao dinheiro, quanto mais dinheiro existir no mercado, menos ele valerá. Com o crescimento constante da Economia, o Banco Central injeta cada vez mais moeda (Real) no mercado, afinal, um país mais rico, terá mais dinheiro, sem falar no dinheirinho extra que também é injetado, esse dinheiro não surge do nada, ele precisa ser impresso pela Casa da Moeda, e assim é lançado a cada ano mais e mais moeda no mercado, aumentando a disponibilidade de dinheiro que como no exemplo da água, passará  a ser menos valioso. Por isso, hoje, para comprar 1 litro de leite e alguns pãezinhos, gasta-se bem mais do que 10 anos atrás, pois como a quantidade de dinheiro disponível é maior, ele passa a valer cada vez menos (inflação).

Você já deve ter escutado alguém perguntar: "Por que o Brasil não fabrica mais moeda quando precisa de dinheiro?"

A resposta é simples, se essa impressão descontrolada de moeda ocorresse, o dinheiro perderia radicalmente seu valor, e do que adiantaria ter tanto dinheiro, se para comprar o mesmo litro de leite e pão você precisaria levar um carrinho de mão cheio de dinheiro?
Uma economia saudável cresce porque o volume de mercadorias fabricadas e a quantidade de dinheiro aumentam juntos e não por que o governo imprime dinheiro ao seu bel prazer. 
Imagine por exemplo (exemplo bobo, diga-se de passagem) uma cidade em que o botijão de gás custe 10 reais e o Prefeito oferece uma ajuda de 10 reais a cada trabalhador para ajudá-los a comprar o gás, se o Prefeito resolve dobrar essa ajuda para 20 reais, os trabalhadores por um curto prazo de tempo podem até pensar que tiveram um ganho real, mas logo os vendedores de gás irão entender que o povo está com mais dinheiro e assim aumentarão o preço do gás e os 10 reais não mais serão suficiente para pagar um botijão de gás, inflação novamente! 

Me vem à mente como exemplo clássico o aumento de salário, visto por muitos como um ganho real (o que só ocorre quando esse aumento é acima da inflação) nada mais é do que uma indexação/reposição do que a inflação correu durante o último ano.

Cito aqui uma frase de minha autoria em que digo:

"O aumento de salário é uma droga com efeitos alucinógenos utilizada no "tratamento" da inflação, cujo principal efeito colateral é fazer as pessoas pensarem que DE FATO estão ganhando mais do que no último ano."

Perceba então que mais dinheiro no mercado só é saudável quando esse crescimento possui um lastro, seja baseado em algum crescimento como o crescimento das exportações, no mais, impressão de dinheiro sem qualquer lastro só derruba o poder de compra do trabalhador, queimando pouco a pouco nosso dinheiro.

Agora você já sabe o que é inflação, e sempre que alguém perguntar saberá responder: "É a desvalorização do dinheiro, a redução do poder de compra da moeda que faz com que você necessite de mais dinheiro para comprar um mesmo produto/mercadoria". Aprendeu também por que o governo não pode simplesmente sair imprimindo moeda para pagar suas contas, pois quanto mais dinheiro houver, menos valerá e não adianta ter um salário de 10 mil reais, se uma caixa de leite custar 300 reais.

Um abraço à todos vocês e até a próxima com qualquer assunto aleatório por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário