sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Standard & Poor's e o rebaixamento da nota do Brasil. O que isso quer dizer?

Um dos principais temas do dia nos noticiários foi o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela Standard & Poor's. Se você não faz a menor ideia do que isso significa, esse post é pra você. Vejamos: 

1 - O que é a Standard & Poor's? 

A Standard & Poor's é hoje uma das maiores agências de rating do mundo, figurando ao lado de agências como a Fitch e Moody's. Essas agências classificam o risco de investimento em países e empresas através de siglas. Cada uma adota suas siglas. No caso da Standard & Poor's, seria: AAA (Nota máxima, Excelente), BBB (Muito bom), e por ai vai, algo semelhante às notas nas escolas americanas. A do Brasil, que era BBB+ (Muito bom) até ontem cedo, foi para BBB- (Bom).

2 - O que isso significa de fato?

Em tese, as notas dadas por essas agências refletem a SAÚDE FINANCEIRA de um país ou empresa. Se a nota é alta, investir no país é algo seguro. Por outro lado, quanto mais baixa a nota, maior é o risco do investimento. A queda da nota influencia diretamente em dois pontos: 1 - Provoca uma queda dos investimentos no país, afinal, se o risco ficou maior, por que irei investir mais do que antes? 2 - Aumento do SPREAD, que é a diferença entre a compra e a venda de um ativo. Isso prejudica, sobretudo, a concessão de financiamentos/ empréstimos, pois as taxas de juros ficam maiores.

3 - Por que a notícia repercutiu tanto na mídia?

Esse tipo de notícia seria destaque em qualquer país do mundo dada sua relevância, porém, no Brasil há uma peculiaridade que causa maior espanto com a notícia. Afinal, nos últimos anos o Brasil vinha sendo notícia mundo afora como um dos países com maior potencial de crescimento no mundo, mas nos últimos meses o que vimos foi um cenário completamente diferente, o país que antes era sinônimo de crescimento, hoje amarga uma grande freada no crescimento do PIB, além de um constante crescimento dos custos com o setor público, aumento do déficit da balança comercial, além de inúmeros outros problemas que deram ao Brasil no exterior o carinhoso apelido de: "o país que estragou tudo". Infelizmente é isso, o país que apresentava ter tudo para explodir em crescimento começa a cambalear, o dólar alto é um sinal do que já não se via há alguns anos. A inflação está altíssima. E o cenário é favorável ao pior. Infelizmente, é isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário